sexta-feira, 25 de junho de 2010

Bola cultural


Mais famosa do que qualquer outra bola de qualquer outra Copa, jabulani vem sendo alvo de centenas de críticas (inclusive de jogadores) a medida em que a competição avança e todos observam o que ela é capaz de fazer. "Sobrenatural", "patricinha" e até "bola de mercado" são só alguns dos inúmeros apelidos que ela já recebeu.

Jabulani, que em zulu quer dizer celebração, já se tornou uma entidade. A imprensa fala dela como se fosse um objeto com vida e vontade própria. Até chamaram o Cid Moreira pra dizer "Jabulaaaani", quando ela faz uma daquelas curvas inacreditáveis; realmente humilhantes para qualquer goleiro.

Era nesse ponto que eu queria chegar. As curvas que a jabulani faz. Os jogadores reclamam que a bola muda de trajetória muito facilmente. Tem gente que diz que é pura ciência, outros dizem que é macumba africana da braba. Tudo frescura. Ora, a bola da Copa deve necessariamente refletir algum aspecto da cultura do país sede. Francamente, quem já teve a oportunidade de ver um sul-africano fugindo de um leopardo vai entender porque a bola é tão ligeira. É óbvio! Quando se vive na selva africana ou você muda de trajetória bem rápido, ou você morre.

Isso me faz pensar como será a bola da Copa de 2014. Se ela incorporar algumas características brasileiras vai ser caso de polícia. Já imaginou se a bola antes de entrar no gol resolver dar uma sambadinha? Ou se ela resolver pedir propina ao goleiro pra bater na trave e não entrar? Não ia dar certo.

O fato é que, num país onde o Dunga possui mais poder que o próprio presidente da República tudo pode acontecer. A bola brasileira poderia simplesmente entrar em greve e ir à praia pegar um bronze e tomar uma cervejinha.

Fazer o que, cada um com sua cultura.

4 comentários:

  1. tenho que concordar , a maioria dos brasileiros so são patriotas de 4 em 4 anos, isso é simplemente ridiculo. Já cheguei ao cumulo quando minha mãe me chamou de anti-patriota por que não vi um jogo do brasil, ja viu isso?
    rs

    beijos alery ^^

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Alery! Não sabia que "jabulani" se traduzia em "celebração". Texto muito bem escrito.
    Vou te seguir.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Que isso hein Lola

    2 meses e já tem TRES seguidores

    Ta de parabens

    ResponderExcluir
  4. Como se diz "discórdia" em zulu? Pois foi isso que a Jabulani causou. Rsrsrrs. Reza a lenda que a Jabulani da final vai ter uns detalhes em dourado. KKKKKKKKK

    ResponderExcluir